PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

19/05/2010 16:27

 PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

 Com o intuito de alcançar uma educação básica de qualidade, o Governo Federal institui em 2007 o DECRETO Nº. 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007, que “dispõe sobre a implementação do PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO, pela união Federal, em regime de colaboração com os Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica”.

 O Município de Araripe, em 2007, aderiu ao Plano de Metas e elaborou, em conjunto com o Ministério da Educação e a sociedade, o seu Plano de Ações Articuladas – PAR e Instituiu o Comitê Local e a Equipe Local para acompanhamento das ações.

 Em 2009, recebemos a 1ª visita do Ministério da Educação para avaliação de monitoramento das ações do Plano. No ano de 2008, por ser um ano de eleição, poucas ações foram desenvolvidas tanto as de execução pelo município quanto pelo MEC. Já em 2009 foi dado andamento em muitas das ações previstas.

 Recebemos nos dias 23 e 24 de abril de 2010 a segunda visita do Ministério da Educação para avaliação do monitoramento no Sistema on-line SIMEC, das nossas ações para 2009 e 2010. A consultora do Ministério se mostrou encantada com o grau de participação da nossa comunidade no comitê e equipe local e pela gama de ações que a Secretaria Municipal de Educação já vem desenvolvendo no município.

 Na oportunidade foi lançado no sistema a pretensão do Município de realizar para os anos de 2010, 2011 e 2012 ações de infraestrutura (construção de mais 3 escolas, sendo uma urbana, uma rural e uma quilombola), aquisição de mais 03 ônibus escolares e aquisição de mobiliário escolar (carteiras e birôs) para todo o ensino infantil e fundamental, além das ações já previstas anteriormente que contemplam as dimensões de Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos