Ações da EJA e PBA no Araripe

17/01/2011 14:25

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

            No nosso município é tratado com muito carinho a questão da educação de nossos jovens e adultos, uma vez que não se olha somente a questão da quantidade em sala de aula visando lograr de algum sucesso financeiro com isso, mas que, a preocupação maior é com a qualidade do ensino, e com a garantia de que nossos alunos desta modalidade realmente terão sucesso no seu tempo de estudo.

            Preocupamo-nos também, em incentivar a continuidade dos estudos para os alunos de EJA, não como algo que os faça entrar e sair sem vislumbrar objetivos maiores, mas sempre mostrando-lhes que o estudo pode faze-los melhores cidadãos e mais dignos, chegando quem sabe um dia ao nível superior. Além do mais, dentro da EJA, são desenvolvidos vários trabalhos com os alunos os quais os ajudam a permanecer na sala de aula e assim diminuir a evasão para esta modalidade.

Como formas de incentivo no nosso município temos:

Ø  Aquisição de bolas profissionais de futebol para montagem de times para torneios intercalasse;

Ø  Oficinas de artes na sala de aula do presídio público;

Ø  Fardamento para todos os alunos da EJA;

Ø  Doação de cestas básicas para sorteio em salas de aula com índice alto de evasão;

Ø  Distribuição de kits de higiene bucal (Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde);

Ø  Auxílio combustível durante o ano de 2010 para alunos que possuíssem veiculo, morassem a mais de 2 km de distancia da sala de aula e não passasse por sua casa nenhuma das rotas de transporte escolar;

Entre muitas outras formas de incentivo dadas pela Secretaria Municipal de Educação e cultura e Administração Municipal de Araripe.

A EJA no Município de Araripe é também dinâmica pela promoção de eventos que ajudam a divulgar os seus trabalhos e seus talentos descobertos nas salas de aula com os seus alunos. Sanfoneiros, poetas, cantores, artesãos etc, ajudam a EJA no sentido em que despertam outros para praticarem estas mesmas artes e outras até.

Continuaremos neste novo ano a proporcionar cada vez mais o crescimento desta modalidade no sentido em que, seja divulgada e repleta de dinamismo como vem sendo até hoje.

 

 

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

 

 

            O Programa Brasil Alfabetizado é um programa do Governo Federal que concede bolsas aos alfabetizadores que montarem salas de aula nas diversas localidades onde haja numero de analfabetos suficiente: no mínimo 07 para zona rural e 14 para zona urbana. Estes alfabetizadores são articulados e formados no município, para que se tornem pessoas capazes de fazer jus ai fim que se propõe os oito meses de cada etapa deste programa, que é dar a base da alfabetização para os alunos cadastrados.

            O Brasil Alfabetizado é ainda uma porta de entrada para a EJA, uma vez que os alunos oriundos deste Programa, devem ser inseridos posteriormente na EJA I para darem continuidade aos seus estudos.

            Temos para esta etapa que é a 2010/2011 uma meta estabelecida de 260 alunos a serem lançados no sistema para serem alfabetizados em 29 salas de aula nas diversas localidades do nosso município. Assim, a cada ano o PBA é responsável pela alfabetização de muitos no município de Araripe, com o total apoio da Administração Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

            As salas de aula do PBA, recebem periodicamente a visita dos coordenadores de turma para que estes façam o devido acompanhamento e auxiliem os alfabetizadores em questões inclusive pedagógicas. Além disso os alfabetizadores deste Programa recebem a formação inicial antes de iniciarem seus oito meses de sala de aula, e quinzenalmente após o inicio destas, recebem a formação continuada, alem de oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, o que vem a enriquecer cada vez mais a pratica destas disciplinas com os alfabetizandos.

            Tendo como meta a erradicação do analfabetismo no nosso município, a Administração Municipal e Secretaria de Educação e cultura nas pessoas do Sr. Prefeito e da Sra. Secretária de Educação e Cultura, através da coordenação Municipal da EJA e PBA, procuram fazer com que a maioria das localidades mais necessitadas gozem deste Programa, assim levando a alfabetização a todos aqueles não alfabetizados que queiram prender a ler e escrever.

 

NOSSAS PARCERIAS PBA

 

            A excelência dos trabalhos do PBA, também conta com a ajuda dos nossos parceiros que nos ajudam sempre a realizarmos trabalhos para os nossos alfabetizandos, visando diminuir a evasão Escolar e cumprir as metas lançadas no SBA para cada exercíclançadas no SBA para cada exercparceiros que nos ajudam sempre a realizarmos trabalhos para os nosos alfabetizandos, visio do Programa.

São nossos Parceiros:

Ø  Casa do Cidadão de Araripe;

Ø  Central do Cadastro Único;

Ø  Secretaria Municipal de Saúde;

Ø  Sociedade dos Poetas de Araripe;

Ø  Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude;

Ø  Prefeitura Municipal de Araripe;.

Ø  Igrejas;

Ø  Associações Comunitárias;

Ø  Comunidade em geral.

 

 

Equipe do PBA em Araripe:

 

Ø  Antonio Carlos de Almeida Neto – Gestor Local PBA

Ø  Thiago Cardozo da silva – Técnico de Apoio PBA