ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

27/05/2010 14:25

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

 

Para operacionalizar os objetivos explícitos e implícitos no presente projeto, elegemos estratégias de natureza política, didática e administrativa, direcionadas para todas as pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas num ensino de qualidade e numa escola democrática e eficiente para todos.

 A comunidade será articulada e dinamizada através de projetos pedagógicos que já funcionam como: Momento Cidadão, Família na Escola, Dengue, Ô de Casa Meu Aluno, Meu Lazer Meu Saber, Leitura entre outros.

 As Associações Comunitárias e grupos culturais e de teatro serão estimulados e articulados para uma maior integração com a escola para o desenvolvimento de trabalhos comunitários e de promoção e enriquecimento da cultura.

 A vinda dos pais à escola é considerada uma atitude nobre e muito incentivada pela escola, e o espaço escolar é oferecido à comunidade como parte de seu próprio espaço. Todos os funcionários são orientados para promover o bem estar da família nas dependências escolares. Através do projeto Família na Escola e Meu lazer Meu Saber, as famílias são convocadas para passarem o dia na escola juntamente com professores, diretores, funcionários e alunos para participarem de atividades lúdicas e informativas-preventivas numa forma de maior integração família escola.

 O corpo docente é conclamado a intensificar as ações didáticas já eleitas e discutidas no projeto e estimulados a fazer da prática pedagógica uma busca constante pela melhoria na qualidade do ensino.

 Procuramos direcionar os anseios de todos os funcionários e comunidade para os alvos a que a escola propõe, onde as decisões mais simples são tomadas em comum acordo sob o prisma de que todos são responsáveis pelo fracasso ou sucesso escolar.

 As organizações das salas de aula obedecem a critérios estabelecidos por todo e corpo docente e gestores em consonância com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araripe-CE. Para isso levamos em consideração a rota escolar de algumas localidades, a idade, à distância e as peculiaridades individuais. Para a criação das salas de reforço, onde alunos em dificuldades são colocados em carga horária dupla, convidamos os pais e conversamos com os professores, esclarecendo a situação e oferecendo apoio.