Historico da Escola Alagoinha

27/05/2010 14:12

HISTÓRICO DA ESCOLA

 

    A criação da escola foi regulamentada pela Lei Municipal n° 541, de 10 de abril de 2000, sendo que a mesma existe desde o ano de 1962, data de sua construção e já com o nome atual: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONIO RODRIGUES LIMA. Nasceu com o objetivo de levar educação a população local – zona rural, que era desprovida de escola por causa do isolamento com o restante do município e de início já atendeu a toda população com idade de ir à escola e até mesmo aqueles que por uma razão ou outra não tiveram oportunidade, pelo motivo já exposto.  Situa-se no Distrito de Alagoinha, no município de Araripe, há cerca de 20 km da sede. Possui 07 salas de aula, 03 banheiros, 01 pátio coberto e 01 descoberto, 01 cantina com 01 depósito de merenda pequeno, 01 almoxarifado adaptado, 01 sala de professores, 01 sala que funciona secretaria e diretoria da escola, 01 sala de informática onde funciona a sala de multimídia e almoxarifado de livros e material de limpeza.

    Na escola trabalham 20 professores sendo que 16 tem nível superior, sendo que destes 02 tem pós-graduação, e os outros 04 professores tem nível médio já cursando Faculdade. O quadro de pessoal administrativo é composto por 04 diretores, 01 secretária escolar e 01 auxiliar de secretaria. Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, contamos com atendimento odontológico (externo) e escovação, psicólogo, acuidade visual, e acompanhamento médico (externo).

    O Núcleo Gestor da escola, hoje é selecionado através de escolha da administração pública do município e a mesma dispõe de PDE, PPP, hoje sendo reformulado com apoio do PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal. Já passaram por sua direção: Dona Zefinha, Lizieux, Nilza Félix de Lima, Maria Edna Gomes de Carvalho Teles, Carmem Julia Rodrigues, Valdemar Barbosa e Carmem Julia Rodrigues novamente, tendo hoje um quadro de gestores especialistas em Gestão Escolar bem diferente dos anteriores, onde a preocupação com o fazer pedagógico faz o maior diferencial.

    A referida escola encontra-se cadastrada no INEP sob o n° 23151773, localiza-se na Rua João Luis, n° 298, no Distrito de Alagoinha no município de Araripe, Estado do Ceará. Tem como órgãos mantenedores a Prefeitura Municipal de Araripe e Secretaria Municipal de Educação e Cultura do mesmo município. A escola oferta aos seus alunos atualmente merenda, transporte, reforço escolar, horário integral para os alunos do 2° Ano, tratamento odontológico e escovação, psicólogo, acuidade visual, e acompanhamento médico (externo) e, recebe os recursos financeiros PDDE e PDE do Governo Federal anualmente e atualmente recebe também recursos financeiros do projeto Escola Nota 10 do Governo do Estado do Ceará.

 Na tentativa de se construir uma escola que atenda aos princípios legais da gestão democrática, a constituição da Unidade Executora e do Conselho Escolar da escola se deu em 02 de junho de 1997 registrado no Cartório de 1º Ofício sob o nº. 50 às folhas 12 do Livro A1.

    A Secretaria de Educação do Município escolheu o nome Antonio Rodrigues Lima, em homenagem a um grande personagem do distrito, Alagoinha, que vendo a dificuldade das crianças aprenderem a ler e escrever muito lutou para a sua construção, sendo este um dos primeiros professores o que muito agradou, já que este era possuidor de um grande carisma por todos que habitavam a comunidade. Sua construção teve início em 1962, funcionando com apenas duas salas de aula. O terreno onde a mesma se encontra construída, pertencia ao patrimônio da capela do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro local, que foi doado por antigos moradores.

 Seus primeiros professores foram Dona Zefinha, Dona Lisieux e o senhor Antonio Rodrigues Lima, conhecido mais por Antonio Cícero, nome da escola. Atualmente, contamos com um quadro de professores com formação adequada e necessária para o desenvolvimento de um ensino de qualidade.

     Sofreu sua primeira reforma em 1977, passando a ter quatro salas de aula, dois banheiros, um pátio coberto e uma cantina pequena, uma vez que sua população educacional aumentou, exigindo que sua estrutura física também aumentasse. Em 1992, foi ampliada novamente, passando a ter seis salas, quatro banheiros, uma cantina, uma diretoria e secretaria, um pátio coberto como também um espaço aberto para seus alunos brincarem. Isso possibilitou grandes transformações e melhorias de nossa escola. Vale ressaltar que hoje, ela precisa de uma boa reforma para que a mesma possa ter melhores condições de funcionamento, inclusive com equipamentos e materiais necessários conforme a tabela 01 apresentada anteriormente.

     A escola ministra hoje, conforme tabela abaixo, Ensino Infantil (creche e pré-escolar), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (I, II, III e IV). Nossa escola passou a ser uma escola inclusiva atendendo alunos com necessidades especiais.

    O perfil sócio-econômico dos alunos é bem diversificado, sendo que a maior parte encontra-se vivendo da renda mínima, mais da metade depende de programas federais como a bolsa família e de ajuda da escola para aquisição de materiais escolares. Possui poucos alunos com necessidades especiais e já está adaptando a estrutura física com rampas e corrimãos para tornar-se acessível aos mesmos.

     Sendo a nossa preocupação a qualidade do ensino, monitoramos constantemente os nossos indicadores educacionais, onde procuramos repensar as nossas ações com base nas investigações feitas. Observa-se a necessidade de um melhor planejamento de ações que melhorem os resultados da EJA.