Luz do Saber

 

 O Município de Araripe é pioneiro no Estado do Ceará na alfabetização de crianças usando o Software Luz do Saber como recurso didático.

 O Software Luz do Saber é um recurso didático que tem como objetivo  principal contribuir para o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos, bem como promover a inserção do usuário na cultura digital. Para tanto, o software foi elaborado sobre os fundamentos da proposta político-pedagógica de Paulo Freire com as contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski como referências teórico-metodológicas para o desenvolvimento de suas atividades.

No Município de Araripe as ações do projeto são voltadas para atender crianças que apresentam dificuldades de se alfabetizarem e alunos que estão fora da faixa etária que ainda não dominam os níveis desejados de leitura e escrita.

O projeto destina-se ao atendimento de alunos que necessitam de acompanhamento mais individualizado a fim de que estes possam iniciar ou completar seu processo de alfabetização, a ser desenvolvido nos laboratórios de informáticas das escolas publicas do município. O atendimento se dá por técnicos e professores capacitados em treinamento específico realizado pela Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios – COPEM, onde os mesmos receberam a formação necessária para realizar a implantação do projeto no município.

 

Trajetória do software luz do saber no município de Araripe

Início das atividades do Reforço e primeiro Encontro Pedagógico (realizado no dia 10/09/2010) envolvendo Coordenadores Pedagógicos e Instrutores, onde foram feitas as entregas das relações dos alunos a serem atendidos por escolas, formação das turmas, horários, agendas dos encontros e adesão das escolas ao programa.

 

 

 

ALUNOS  ATENDIDOS  PELO  PROJETO

ESCOLAS PARTICIPANTES

 

Luiz Guedes,Raimundo Cicero da silva,Maria violeta Arraes, PrfªCicera Germano correia(modelo),Antonio Rodriges Lima

 05 ( cinco )

NÚMEROS DE TURMAS

25  Turmas

QUANTIDADE DE ALUNOS ATENDIDOS

251  alunos

Instrutores de Informática, Assistentes de tecnologia e diretores pedagógicos

20 participantes

INÍCIO DO PROJETO

SETEMBRO/2010

DIAS LETIVOS

55

HORAS DE REFORÇO POR SEMANA

05 Horas/Aulas