Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis. Democracia na Educação.

 

 

Os conselhos municipais têm como principal estratégia construir a Gestão Democrática da Educação. A ideia do colegiado é garantir a participação sistemática e organizada de todos os segmentos da comunidade interna e externa da escola. É essa participação que compartilha direitos e deveres e torna a gestão escolar verdadeiramente democrática com o eixo central na aprendizagem do aluno.

Dentre os diversos conselhos municipais existentes no município de Araripe, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura dar suporte técnico e estrutural para o funcionamento do seguintes órgãos: Conselho Municipal de Educação - CME, Conselhos Escolares - CEs, Conselho de Alimentação Escolar - CAE e ao Conselho Municipal de Controle Social do FUNDEB.

A criação, reativação ou consolidação dos conselhos escolares em Araripe deu-se início em abril de 2005, período em que existiam conselhos em apenas cinco escolas, das quais quatro deles tinham mandatos vencidos e estatutos defasados. Atualmente temos conselhos escolares funcionando em vinte escolas municipais, dentre as quais duas dessas são creches.

Todos os conselhos têm natureza mobilizadora, consultiva, normativa e fiscalizadora/avaliativa, responsável pela gestão escolar em conjunto com a direção, formada por pais, professores, funcionários e representantes da Sociedade Civil. As reuniões acontecem bimestralmente e o mandato dos membros eleitos é de dois anos.

Uma das atribuições dos referidos conselhos é aprovar o plano administrativo anual, elaborado pela diretoria da escola, sobre a programação e a aplicação de recursos financeiros (PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola), promovendo alterações, caso sejam necessários. A sua diretoria executiva é composta pelo presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário.

Os grêmios estudantis também faz parte da lista dos organismos colegiados deste município. Atualmente estão constituídos grêmios estudantis em sete escolas municipais, sendo que no momento estão ativos somente os grêmios estudantis das escolas de Ensino Fundamental Profª. Cicera Germano Correia - na sede - e escola Davi Custódio de Oliveira - Distrito Riacho Grande, renovarão a diretoria dos grêmios estudantis das escolas de ensino fundamental Luiz Guedes Alcoforado – Distrito de Brejinho, Raimundo Cícero da Silva - Distrito Pajeú, Antonio Rodrigues Lima - Distrito de Alagoinha, Profª. Cicera Germano Correia – sede -, São Vicente – Serra do Mundeu - e Valdemar de Alencar Lima na Serra da Perua.

 Toda a assistência técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) é dada através do Sr. Antonio Alonso de Alencar Rodrigues, responsável pela pasta de Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis.

Organismos Colegiados

Esta seção está vazia.