PSE

 

 

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), FOI INSTITUIDO PELO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007, COMO PROPOSIÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERSETORIAL ENTRE OS MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO INTEGRAL (PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E ATENÇÃO) À SAÚDE DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DO ENSINO BÁSICO PÚBLICO.

O PROGRAMA É ESTRUTURADO EM QUATRO EIXOS:

         EIXO I

DIZ RESPEITO À AVALIAÇÃO CLÍNICA, QUE ENGLOBA AFERIÇÃO DA P.A, CONTROLE DE CÁRIE, ACUIDADE VISUAL E AUDITIVA E AVALIAÇÃO CLÍNICA DO ESTADO NUTRICIONAL.

 

         EIXO II

TRATA DA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO, E TRABALHA A SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA, A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, O USO DE DROGAS, ÁLCOOL, TABACO E A VIOLÊNCIA.

 

         EIXO III

 DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.

 

         EIXO IV

   REFERE-SE À AVALIAÇÃO DO PROGRAMA QUE SERÁ REALIZADA A PARTIR DE DUAS PESQUISAS: A PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE ESCOLAR (PENSE) E O ENCARTE SAÚDE NO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E PELA COORDENAÇÃO DO PSE DO MUNICÍPIO.

 

O OBJETIVO GERAL DO PROGRAMA É DESENVOLVER UM CONJUNTO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ARARIPE, A FIM DE OBTER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, BEM COMO UM MAIOR DESENVOLVIMENTO ESCOLAR, AUMNTANDO ASSIM O IDEB – INDÍCE DE DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DESTE MUNICÍPIO.